Arrependimento de Jonas

Leitura Bíblica: Jonas 2

Arrepende-te, pois, da tua maldade e roga ao Senhor; talvez te seja perdoado o intento do coração (At 8.22).

Jonas tentou fugir de Deus. Não aceitou o chamado para ir pregar aos Ninivitas. Estava determinado em ir na direção contrária. Comprou uma passagem e, quando pensou que seu plano tinha dado certo, uma grande tempestade veio sobre o navio. Mesmo assim, Jonas não muda de ideia. Para que o navio não afundasse, Jonas foi lançado ao mar. O capítulo 2 de Jonas mostra seu o arrependimento e o perdão de Deus. Agora vemos Jonas orando: “Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu” (Jn 2.2).
Todos nós conhecemos essa parte da história de Jonas. Depois que ele foi lançado ao mar, foi afundando. Jonas descreve esse momento dizendo: “As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou; e as algas se enrolaram na minha cabeça” (Jn 2.5-6). Parece que no momento em que ele estava quase morrendo, orou e o peixe o salvou. Mas ele ainda ficou 3 dias e 3 noites no ventre do peixe até que foi vomitado na terra. 
Muitas vezes agimos como Jonas. Tentamos fugir de Deus, só lembramos de orar quando as dificuldades apertam. Uma situação de morte fez Jonas acordar para a realidade e orar. Na dor, as maiores orações são proferidas. Não devemos ser tardios em orar, em nos arrepender ou depender de uma grande tribulação para aprender a buscar a Deus. 
Mas apesar da demora, ele demonstra sinceridade. Ele sabia que Deus estava no controle. Sua vida e morte estavam nas mãos de Deus. Embora os marinheiros o tenham jogado ao mar, ele diz que Deus o havia lançado. E mesmo em uma situação de morte, ainda acreditava que podia viver. “Tornarei, porventura, a ver o teu santo templo” (Jn 2.4). Ele não pede uma boa morte, demonstra desejo de viver e ainda poder adorar a Deus. Ele assume o compromisso de cumprir seus votos (Jn 2.9).  
Busquemos a Deus com confiança. Para Deus não existem impossíveis, nos dediquemos a ele. E, quando restaurados, que possamos em agradecimento renovar nosso compromisso com o Senhor. 

Deus ouvirá aqueles que o buscam.