Coração alegre

Leitura Bíblica: João 16.22-24  

Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo (Rm 14.17).

Um grande problema que enfrentamos é a instabilidade das emoções. Hora estamos alegres, hora estamos tristes, hora estamos dispostos, hora desanimados. Mas o sentimento de tristeza e desânimo não deve dominar nossa vida. Provérbios 15.15 diz: “Todos os dias do aflito são maus, mas a alegria do coração é banquete contínuo”. Se dermos lugar aos sentimentos maus, nossa vida será uma constante tristeza. Se, mesmo apesar das dificuldades, cultivarmos a esperança e alegria, viveremos bons dias. Os dias de aflição são dias difíceis. Mas podemos, firmados na paz de Deus, ter um coração alegre e viver uma vida agradável e feliz. 
Fábio Antunes disse sobre este assunto: “Se os seus problemas ganharem a sua atenção, você irá organizar sua vida em torno deles. Problemas fazem parte da nossa vida, mas eles não podem ser a nossa vida. Seria como viver para comer, ou viver para trabalhar. Tudo isso é parte, não pode ser o todo. Não deixe o sofrimento definir sua existência. Olhe para Jesus logo que acordar. A luz de Jesus irá ofuscar qualquer outra coisa. Todo desafio se torna só mais uma oportunidade de honrar a Jesus. A alegria do Senhor é a nossa força. Seja Jesus a sua vida”. Não dê atenção aos seus problemas, foque na solução, busque ajuda para resolvê-los. No momento da tempestade, confie em Deus. 
Busquemos conforto na grandeza de Deus. Lembremos que ele está sempre no controle de tudo. Sejamos consolados pela riqueza da esperança que temos na ressurreição de Cristo e em nossa própria salvação e ressurreição. Nos guardemos nas promessas eternas do Deus provedor que certamente não irá deixar nos faltar nada do que precisamos. Que possamos ocupar nosso tempo com bons pensamentos, boas obras. Que sejamos mais amorosos, dedicando tempo em olhar para os problemas dos outros, ajudando e amando o nosso próximo. Com atitudes altruístas seremos menos egoístas e teremos menos tempo para lembrar de nossas dores. 

Alegre-se em Deus.