Perigo e proteção

Leitura Bíblica: Efésios 6.10-12

Ouve, ó Deus, a minha voz nas minhas perplexidades; preserva-me a vida do terror do inimigo (Sl 64.1).

No livro Fábulas de Monteiro Lobato, uma delas contava o seguinte: Perseguido pelos caçadores, um pobre veado escondeu-se bem quietinho dentro de cerrada moita. O abrigo era seguro, e tanto que por ele passaram os cães sem perceberem coisa nenhuma. Salvou-se o veado; mas, ingrato e imprudente, logo que ouviu latir ao longe o perigo, esqueceu o benefício e pastou a benfeitora - comeu toda a folhagem que tão bem o escondera. Fez e pagou. Dias depois voltaram novamente os caçadores. O veado correu em procura da moita - mas a pobre moita, sem folhas, reduzida a varas, não pôde mais escondê-lo, e o triste animalzinho acabou estraçalhado pelos dentes dos cães impiedosos.
Repare na frase: “logo que ouviu latir ao longe o perigo”, no momento que acreditou que o perigo havia passado, comeu as folhas que ajudaram a protegê-lo. Na vida, muitos perigos servem para nos alertar, para que lembremos que é necessário nos mantermos vigilantes. No lugar de comer as folhas, o veado deveria cultivá-las. O que nos protege do perigo deve ser guardado e não descartado. É muito comum, na hora que os problemas se apresentam, nós buscarmos abrigo e proteção. Mas, infelizmente,  passando a dor, passa também a perseverança. 
Na vida, os problemas nos acompanham e o inimigo sempre anda ao redor, precisamos tomar cuidado. O fato dos latidos estarem mais baixos não significa que já estamos isentos das perseguições. Precisamos viver revestidos do Senhor e protegidos nele. Somente fortalecidos no Senhor poderemos ficar firmes contra as armadilhas do inimigo. Quando a voz das tentações e os ruídos dos problemas ficarem mais altos, quando o inimigo se aproximar, poderemos nos guardar nas sombras de nosso Deus.
Na força do Senhor encontramos armamento para vencer as nossas batalhas. Ele nos dá força para vivermos a vida cristã. Para termos nossa fé fortalecida, Deus nos dá coragem para enfrentar o inimigo. 

Não apagueis o Espírito.