Deus de perto

Leitura Bíblica: Salmo 34.17-19

Clamei a ti, Senhor, disse: Tu és o meu refúgio e a minha porção na terra dos viventes (Sl 142.5). 

Nosso texto base afirma que o Senhor está perto. “Ele fica perto dos que estão desanimados e salva os que perderam a esperança” (NTLH - Sl 34.17). Isso não significa que não teremos problemas para enfrentar. “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra”. Iremos passar por muitas aflições mas Deus nos livrará de todas (Sl 34.19). “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (Sl 46.1). Thomas Brooks, comentando este versículo, disse: “Deus é um socorro bem presente na angústia. A palavra hebraica está no plural angústias, problemas, isto é, Deus é um socorro presente em muitos problemas, em grandes problemas e em problemas contínuos. Significa o extremo da aflição e dificuldade. Quando o povo de Deus está em sua maior extremidade [de angústia], então, Deus será um auxílio presente, uma porção presente para eles”. 
Deus é o outro extremo, o outro lado, a alternativa melhor. Da angústia, ele é a paz, da escuridão, ele traz a luz, da morte, ele é a vida. “Deus será um auxílio presente, um alívio presente, um apoio presente, um conforto presente, uma porção presente para seu povo; em todas aquelas grandes e várias provações sob as quais eles possam ser exercidos” (Brooks). 
Busquemos ao Senhor. “Perto está o SENHOR de todos os que o invocam,
de todos os que o invocam em verdade” (Sl 145.18). Invoquemos o seu nome. Não temos motivos para nos desaminar. “Deus não se desanima do Seu povo, e se Deus, seu Pai, e Jesus Cristo, seu Salvador, não se desanima deles, então, não há verdadeira razão para o desânimo de um crente, seja qual for a sua condição” (William Bridge). Que possamos nos alegrar e descansar na presença do Senhor. E também adorar ao Senhor, louvar o seu nome. “Profira a minha boca louvores ao SENHOR, e toda carne louve o seu santo nome, para todo o sempre” (Sl 145.21).

Aproxime-se de Deus.