Segunda chance
Leitura Bíblica: Jonas 3.1-4
Cada um permaneça na vocação em que foi chamado (1 Co 7.20).
Jonas conta sua história com detalhes importantes. Ele fala sobre sua teimosia em tentar fugir de Deus, fala sobre seu arrependimento e a bondade de Deus em salvá-lo da morte depois de afundar no mar e ser engolido por um grande peixe. O capítulo 3 fala sobre a conversão dos ninivitas depois de ouvir a pregação de Jonas. O versículo 1 diz o seguinte: “Veio a palavra do SENHOR, segunda vez, a Jonas”. Na primeira vez que Jonas foi chamado, fugiu. Agora ele tem uma segunda chance, nesta segunda oportunidade ele obedece. “Levantou-se, pois, Jonas e foi a Nínive, segundo a palavra do SENHOR”. Deus poderia ter mandado outra pessoa para pregar em Nínive, Deus poderia punir a Jonas por haver desprezado seu chamado, mas não. Deus agiu com bondade e lhe deu uma nova chance.
Em muitas situações, somos como Jonas. Resistimos o chamado de Deus, fugimos dele, mas o Senhor não nos abandona. Nós nos afastamos de Deus, mas ele continua presente e nos dá uma nova oportunidade. Como a parábola dos dois filhos nos ensina: é melhor dizer não e depois sim do que fazer compromisso, mas não cumprir (Mt 21.28-32). Devemos aproveitar a segunda chance. Não jogue fora uma oportunidade. Pode ser a última. Para Moisés foi. Ele feriu a rocha e perdeu a oportunidade de entrar na terra prometida (Nm 20.11-13). “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Is 55.6).
Jonas recebeu uma segunda chance e estava sendo chamado a dar uma segunda chance aos ninivitas. Agindo como Deus, com misericórdia, também devemos dar uma segunda chance ao nosso próximo.
Quando Deus nos chama e nos dá uma nova oportunidade, devemos atender. Arrependimento é graça de Deus. É oportunidade de recomeçar, tomar novo rumo. “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar” (Is 55.7).
Ainda há tempo de buscar a Deus.