Arrependimento dos Ninivitas

Leitura Bíblica: Jonas 3.4-10

Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus (Mt 3.2).

A mensagem que Jonas pregou aos ninivitas era objetiva e anunciava o juízo de Deus sobre aquele povo mau. “Dentro de quarenta dias Nínive será destruída” (Jn 3.4). Por mais chocante e assustadora que fosse, essa mensagem também poderia ser considerada absurda. Um povo pagão iria acreditar na mensagem de um profeta estrangeiro? A mensagem de um pregador contrariado? Jonas não estava muito à vontade, pois era contra a conversão daquele povo. E também, diante daquela mensagem, que esperança eles tinham. Aparentemente só restava esperar a morte. Mas podemos ver a misericórdia de Deus nesta mensagem: “Ainda quarenta dias”. Se não houvesse uma oportunidade para o arrependimento, não teria sido necessário anunciar um prazo final. Vemos aqui um aviso: Fiquem cientes do precipício. Vocês estão caminhando para a morte. Encontramos aqui um chamado à mudança, à conversão. 
De forma sobrenatural Deus tocou no coração duro dos ninivitas. A cidade inteira recebe a mensagem e se humilha diante de Deus. O arrependimento é real, eles fizeram jejum, vestiram-se de panos de saco em sinal de tristeza (expressão de arrependimento da época). Clamaram a Deus por misericórdia. “Quem sabe se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?” (Jn 3.9). O texto diz que Deus, vendo o arrependimento deles, agiu com misericórdia e, passados os quarenta dias, eles foram poupados da morte. 
Uma nova oportunidade. Como os ninivitas, nos afastamos de Deus e ele nos dá uma nova oportunidade. Mas fica claro que ele quer que nos voltemos para ele. Aqueles que não se arrependem de seus maus caminhos caminham para a morte. Se estamos vivendo em pecado, não importa qual seja o nosso pecado, ainda existe esperança. O Deus que salvou os terríveis ninivitas também nos salva. Mas, como os ninivitas, devemos nos arrepender com sinceridade, clamando a Deus por misericórdia. 

Humilhemo-nos diante de Deus.