Crer para saber

Leitura Bíblica: João 20.26-29

Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus? (Jo 11.40)

O grande evangelista Billy Graham conta um momento importante de sua vida ministerial. “Em 1949 eu tinha uma porção de dúvidas em relação à Sagrada Escritura. Pensava ter descoberto contradições evidentes na Bíblia. Com minha compreensão limitada de Deus, eu simplesmente não conseguia conciliar algumas coisas. Quando me levantava para pregar, faltavam-me autoridade e poder, tão característicos de todos os grandes pregadores do passado. Em agosto daquele ano eu havia sido convidado para Forest Home, o centro presbiteriano de conferências localizado nas montanhas fora de Los Angeles. Lembro de ter descido por uma trilha e entrado na floresta enquanto lutava com Deus. Finalmente, em meu desespero entreguei minha vontade ao Deus vivo revelado nas Escrituras. Ajoelhei-me diante da Bíblia aberta e disse: Senhor, não entendo muitas coisas que esse livro diz. Mas Tu disseste: O justo viverá pela fé. Até hoje aceitei pela fé tudo o que recebi de Ti. Aqui e agora, pela fé, aceito a Bíblia como sendo a Tua Palavra. Aceito-a do começo ao fim. Aceito-a sem quaisquer restrições. Se isso Te agrada, então dá-me mais poder quando proclamo a Tua Palavra e por meio desse poder convence pessoas do seu pecado e conduz pecadores ao Salvador! Seis semanas mais tarde começamos nossa campanha em Los Angeles, que agora já é História. Durante essa cruzada descobri o segredo que transformou meu ministério. Deixei de tentar provar que a Bíblia é verdadeira. Eu havia crido, para mim mesmo, nessa realidade e essa convicção foi passada para os ouvintes”.
Acredito que esta é a crise de muitos. Querem entender para crer. Mas, na verdade, a Bíblia nos ensina que devemos crer para entender. Muitos dizem: quero ver para crer, mas a Bíblia ensina que pela fé entendemos (Hb 11.3). É crer para depois ver. A fé é um presente de Deus, quando a recebemos passamos a entender aquilo que é essencial para a nossa vida e salvação. 

Crer é o pré-requisito para o saber.