É razoável sua ira?

Leitura Bíblica: Jonas 4

Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos (Cl 3.15).

A história de Jonas poderia terminar no final do capítulo três, com a pregação de Jonas e a conversão dos ninivitas. Mas o livro não nos poupa. Mostrar a personalidade de Jonas, que, por sinal, é muito parecida com a nossa. Jonas deveria estar feliz, mas ficou muito aborrecido com Deus. O Senhor havia usado de misericórdia para com os seus inimigos. O mais absurdo é que Jonas acusa a Deus de ser muito bom. “Sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal” (Jn 4.2b). Deus então pergunta para Jonas: É razoável esta sua ira? (Jn 4.4). Jonas não responde e se afasta até um lugar em que conseguia ver a cidade. Deus novamente fará a mesma pergunta, mas antes cria um contexto diferente. Faz nascer uma planta que fez uma agradável sombra para Jonas. Ele ficou extremamente alegre com a planta. No dia seguinte, Deus enviou um verme que comeu a planta. Mandou ainda um vento quente e um sol forte que bateu na cabeça de Jonas. Agora ele reclama dizendo: Melhor morrer do que viver. Aí vem a pergunta de Deus: É razoável esta tua ira por causa da planta? E Jonas responde: Sim, é razoável até a morte. Deus repreende Jonas severamente: Tem compaixão por uma planta? Ama uma planta que não te custou nada? E não se importa com milhares de pessoas? 
O livro de Jonas aparentemente termina sem fim. Acredito que Jonas percebeu o quanto estava errado, tanto que escreveu o livro contanto a sua história. A pergunta em aberto para Jonas é a pergunta que fica para cada um de seus leitores: É razoável esta tua ira? Essa pergunta que Deus fez a Jonas também é uma pergunta que devemos responder em muitos momentos que ficamos irados, decepcionados e aborrecidos. Momentos que murmuramos, revoltados com Deus. Lembremos que a misericórdia de Deus nos alcançou e devemos ser agradecidos. 

Não devemos ser ingratos.