Ilha do tesouro
Leitura Bíblica: Provérbios 2.1-8
Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força (1Cr 29.12).
Conta-se que um navio de emigrantes foi arrastado para longe de sua rota e naufragou perto de uma ilha desabitada. Não sabendo quanto tempo levaria para vir o socorro, os homens resolveram plantar as sementes imediatamente, sem perda de tempo. Antes disso, porém, um grupo de pessoas, andando pela ilha, encontrou ricas jazidas de ouro. Imediatamente se esqueceram de tudo o mais, mesmo da semeadura, e todos correram a cavar a terra em busca de ouro. Mas passou o verão e a horta ficou por ser feita. Tarde demais viram que haviam negligenciado a coisa mais necessária - sua provisão de alimento. Rapidamente puseram-se a lançar as sementes, mas chegou o inverno. Tornaram-se cada vez mais fracos e, então, olharam para aquele monte de ouro. De que lhes adiantava agora, que estavam à beira da morte? O mais rico tesouro do mundo não lhes servia de alimento agora.
Nesta história é interessante que começaram bem. Imediatamente resolveram plantar as sementes, mas depois foram distraídos pelo tesouro encontrado. Vivemos no caminho de Deus e temos uma vida de piedade, mas muitos serão os tesouros que irão tentar nos atrair para longe da verdade, para longe de Deus. Nosso texto base é um chamado com promessa. O chamado é para atentarmos para os mandamentos de Deus, para nos inclinarmos à sabedoria, clamando por entendimento. A promessa vem logo em seguida e diz: “então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus” (Pv 2.5). Uma promessa de nos encher com a sabedoria e temor de Deus. Consequentemente, por andarmos no caminho do entendimento, teremos sustento e proteção. Deus nos guia e guarda durante a caminhada da vida. “Guarda as veredas do juízo e conserva o caminho dos seus santos” (Pv 2.8).
Não devemos ir atrás do ouro, mas buscar o Senhor como o ouro. Aqueles que na ilha buscaram ouro perceberam que o verdadeiro tesouro, o que iria lhes alimentar, foi abandonado.
Busque a Deus como tesouro.