Morte e ressurreição

Leitura Bíblica: Lucas 6.46-49

Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus (Rm 6.11).

Vivemos expostos a muita informação. O problema é: O que fazemos com tanta informação? Esse assunto se torna mais sério quando se refere ao conteúdo bíblico. Conferências missionárias ficam lotadas, cursos bíblicos, palestras, sermões gravados, cultos pela internet têm milhares de acessos. O que estamos fazendo com tanta informação? Jesus adverte: “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” (Lc 6.46). O ensino bíblico que é apenas receber informação, ouvir e não praticar, é como edificar uma casa sobre a areia. Ter apenas muita informação realmente não traz progresso. É como areia, não sustenta, o vento logo leva. “Informação sem aplicação leva à estagnação” (William MacDonald).  
Como cristãos, devemos lembrar das palavras de Paulo que disse: “Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gálatas 2.19b-20). A informação principal é que como filhos de Deus devemos viver para Cristo. Estamos mortos para o pecado. Quando Cristo morreu, morremos com ele. Quando Jesus ressuscitou, ressuscitamos com ele. Nascemos de novo, em Cristo temos vida nova. “Quando a tentação vier, devo reagir a ela exatamente da forma como um defunto reage a qualquer importunação do mal. Sem resposta alguma! Devo dizer: Eu morri para o pecado. Você não é mais meu mestre. No que lhe diz respeito, estou morto. Dia a dia devo reconhecer meu velho e corrupto ser, que foi sepultado no túmulo de Jesus. Isto significa que não estarei ocupado introspectivamente com ele. Não procurarei nada de valor nele ou me decepcionarei com sua completa corrupção” (MacDonald).
No lugar de buscarmos dia a dia mais informações, que possamos edificar nossa vida sobre o alicerce do evangelho, vivendo em novidade de vida. 

Cristo, viva em mim.