Sol demais

Leitura Bíblica: 1 Crônicas 29.10-13  

Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia (Gn 1.31).

O sol vai casar-se! - anunciou um bem-te-vi boateiro - Viva o sol! Viva? - exclamaram as rãs, assustadas - Não diga isso, pelo amor de Deus. Um sol apenas já nos dá o que fazer. Seca os brejos e nos deixa às vezes a ponto de morrermos de sede. E é um só… Imaginem agora que se casa e além do senhor sol, temos também de aturar dona sol e os sóis filhinhos? Será a maior das calamidades, porque então unicamente as pedras poderão resistir à fúria da família de fogo. Assim é. O mundo está bem equilibrado e qualquer coisa que rompa a sua ordem resulta em males para os viventes. Fique, pois, solteiro o sol e não enviuve quem é casado.
Tem dias que sentimos muito calor e dizemos: O sol está forte, parece que tem um sol para cada um. Esta fábula sobre o casamento do sol, de Monteiro Lobato, levou esta expressão a sério. Além de muito criativa, traz uma aplicação muito sábia. Deus criou todas as coisas de forma perfeita. Tudo que existe foi criado com um propósito específico. Na natureza, não precisamos de mais de um sol. Em nosso corpo, não precisamos de duas bocas. Para cuidar de nossa vida espiritual, não precisamos mais do que um único Deus. O mundo está bem equilibrado e pode ser melhor quando buscamos seguir as orientações de Deus. Não tentemos consertar o que ele fez perfeito. Não murmuremos contra os problemas e situações adversas que enfrentamos, pois elas têm um propósito em nossa vida. 
Admire a natureza, descanse em Deus que sabe todas as coisas. Como disse José Saramago: “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”. Aproveite as oportunidades, não corra demais, não apresse as coisas. Aproveite o tempo fazendo tudo quando for possível, tendo cuidado para não contrariar os ensinamentos de Deus. Glorifique ao Deus de toda grandeza, criador e dono de tudo que há no céu e na terra. É Deus que nos fortalece e nos faz vitoriosos. 

Desfrutemos da bondade de Deus.