É importante elogiar

Leitura Bíblica: 3 João 1.1-8

De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vo-las entreguei (1Co 11.2).

Elogiar as pessoas é algo importante e deve ser feito por nós. Se vemos alguém progredindo, se esforçando para fazer algo ou executando uma tarefa com excelência, devemos elogiar. Algumas pessoas pensam erradamente que não devem elogiar os outros, pois assim vão torná-la orgulhosa. Na verdade o elogio serve para motivar, para premiar o trabalho e não para levar alguém ao orgulho. O risco de alguém ficar orgulhoso sempre existe e, mesmo sem serem elogiados, muitos estão cheios de orgulho. Paulo tinha costume de elogiar as igrejas e pessoas que davam bom testemunho. Isso ele fazia para encorajá-los em meio às dificuldades. “Segundo o seu entendimento, será louvado o homem” (Pv 12.8). 
Elogiar as pessoas é importante, mas o autoelogio é altamente perigoso. “Não é recomendado e chega a ser um grande destruidor de uma boa ação. O autoelogio que sai da nossa própria boca quase sempre é um tiro no pé: Ele faz com que os outros tendam a não acreditar no que está sendo dito” (Timothy Keller). Provérbios 27.2 ensina isso: “Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios”. “A igreja deve ser o lugar onde as pessoas exaltam umas às outras, e não a si mesmas. Os membros das comunidades de fé devem encontrar maneiras de elogiar e valorizar regularmente uns aos outros, já que precisamos de elogios genuínos e verdadeiros” (Keller).
Mas deve ficar claro - Não devemos ser dependentes de elogios. Trabalhamos para servir a Deus. Devemos elogiar os outros, nisso demonstramos amor ao próximo. Mas não devemos ficar ressentidos por não sermos elogiados. Sabemos que todo elogio é para a glória de Deus. E nos alegramos porque Deus está contente conosco, nos permitindo fazer boas coisas, coisas elogiáveis. Devemos ser agradecidos, porque, mesmo sendo pecadores, podemos fazer boas coisas, coisas que agradam a Deus. 

Elogiar é uma atitude de generosidade.