Harmonia divina

Leitura Bíblica: 1 Crônicas 16.23-28

Divulgarão a memória de tua muita bondade e com júbilo celebrarão a tua justiça (Sl 145.7).

Conta-se que um turista, visitando a catedral de Pisa, parou defronte da majestosa cúpula e lhe contemplou as linhas graciosas. Repentinamente o ar se encheu de música. A grande cúpula vibrava de harmonia. Ondas de música vibravam como sons de um grande órgão, para em seguida suavizarem e perderem-se como ecos à distância. As harmonias haviam sido produzidas pelo guia que, em dado momento, havendo retardado os passos, tangera uma corda tripla. Dentro da abóbada mágica, todo som se transforma em harmonias, e nenhuma dissonância pode atingir o ápice da cúpula e permanecer como tal. Uma palavra, um passo, um ruído ou murmúrio da multidão, embaixo são, de alguma forma, transformados em notas agradáveis. Depois de contemplar tamanha beleza o viajante disse: “Se uma cúpula, obra das mãos do homem, pode harmonizar todas as dissonâncias, podemos nós duvidar que, sob a grande cúpula dos céus divinos, todas as coisas possam juntamente contribuir para o avanço do divino propósito de redenção de todos quantos O amam? Todo sofrimento, lágrima ou dor, podem ser amalgamados em harmonias dentro da cúpula celeste da divina graça”.
O Senhor é realmente grande. O Deus que criou todas as maravilhas que existem na natureza, que deu sabedoria ao homem para construir naves espaciais e catedrais, é o mesmo que controla o universo e todas as coisas. No Senhor podemos descansar, pois, apensar de nossa falência e miséria, Deus está. Além de nossa fraqueza e insignificância, Deus opera com seu poder. Ele age em nós e através de nós. Diante de tanta grandeza e poder, nos curvamos e juntos proclamamos: Deus é o Senhor. Juntos adoramos aquele que tornou nossa miserável vida em admirável vida, nos resgatou da morte, das trevas do pecado e nos levou para a sua maravilhosa luz. “Grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado, temível mais do que todos os deuses (1 Cr 16.25).

As obras de Deus revelam sua perfeição e bondade.