Os entregou

Leitura Bíblica: Juízes 6.1-10

Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto (Jz 21.25).

Os israelitas fizeram o que era mau perante o Senhor. Com essas palavras começa o capítulo 6 de Juízes. Um relato de um tempo em que o povo de Deus havia se afastado dele. A sequencia do texto diz: “por isso, o Senhor os entregou nas mãos dos midianitas por sete anos”. Eles foram perseguidos, tiveram que se esconder em cavernas, tiveram seu alimento roubado e ficaram sem sustento. O texto deixa claro que o povo se afastou de Deus e por isso se enfraqueceu. Quando nos afastamos de Deus, estamos abrindo espaço para o inimigo, estamos sujeitos ao sofrimento gerado pelo pecado. Diante desta situação desesperadora, clamaram e pediram ajuda a Deus (Jz 6.6). Antes de providenciar o auxílio, Deus deixa claro o que estava acontecendo. Deus envia um profeta. O profeta tenta relembrá-los a história, mostrando que o que estava acontecendo era culpa da desobediência deles. Através do profeta, Deus disse: Livrei vocês da escravidão do Egito (Jz 6.7-9), deixei claro que eu sou o Senhor, seu Deus, que vocês não deveriam adorar outros deuses (Jz 6.10a), vocês não ouviram a minha voz (Jz 6.10b). O povo vivia distante de Deus e provavelmente não percebia. “Por que Deus envia um sermão antes de enviar salvação? Parece que é para mostrar a Israel que remorso não é o mesmo que arrependimento. Clamavam porque estavam tristes por causa das consequências de seu pecado, ou seja, por causa da opressão. No entanto, não estavam tristes pelo pecado em si, isto é, a respeito de como haviam destruído seu relacionamento com Deus. Não queriam mudar seus amores ou se livrar de seus ídolos. Apenas queriam ter paz para continuar na idolatria” (Timothy Keller).
Embora não devamos ficar relacionando cada sofrimento com um pecado específico, muitos problemas e até enfermidades só desaparecem mediante arrependimento. Ao clamar a Deus pedindo livramento material, devemos também pedir a cura para a nossa alma e livramento espiritual.   

Lembra-te de onde caíste.