Palavra de peso

Leitura Bíblica: Mateus 5.33-37

Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno (Mt 5.37).

Em nosso versículo chave, Jesus está ensinando que devemos ter palavra. Isso é: Quando dizemos sim, deve ser sim. Quando nos comprometemos a fazer algo, devemos cumprir. Quando dizemos não, deve ser não. Quando não queremos ou não pudermos fazer algo, devemos dizer não. Não é muito fácil cumprir este mandamento. É mais fácil dizer sim e depois dar uma desculpa. Infelizmente, a palavra hoje em dia não é muito valorizada. Mas nós não devemos nos acomodar. Precisamos ser verdadeiros. A falsidade, a duplicidade e a mentira não devem fazer parte de nossa vida. Isso não aprendemos com Deus. Jesus disse que vem do maligno. Vem da maldade, da ganância. O Espírito Santo é espírito da verdade. Como cristãos, nossa palavra deve ter valor. Se o que falamos pode ser facilmente questionado, a nossa fé também é questionável. O verdadeiro cristão fala a verdade. O nosso testemunho fica enfraquecido quando não temos compromisso com o que falamos. Quando vemos que o cristão é desacreditado, devemos nos entristecer e fazer a nossa parte para que isso mude.  
Devemos viver de forma a ser reconhecidos como pessoas de palavra. Nossa palavra deve ser suficiente para as pessoas confiarem. Quando firmarmos um compromisso, nosso sim deve despertar confiança nos outros e responsabilidade em nós mesmos para buscar cumprir as nossas promessas. Também devemos ter sabedoria para dizer não. Muitas vezes não queremos dizer não para as pessoas para não magoá-las. Mas sempre existe uma forma de dizer não sem ferir os outros. Paulo diz que devemos seguir falando a verdade de forma amorosa. “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Ef 4.15). Não podemos negociar a verdade. Mas seguir na verdade, falando a verdade. E mesmo que alguém fique contrariado com o nosso não, é melhor contrariar uma pessoa do que a verdade. É melhor agradar a Deus do que aos homens (Tg 5.12). 

Fale a verdade.