Pedidos coerentes

Leitura Bíblica: João 14.13-15

O SENHOR ouviu a minha súplica; o SENHOR acolhe a minha oração (Sl 6.9).

Sabemos que as orações que não têm resposta são orações que não são feitas de acordo com a vontade de Deus. Em nosso texto base, vemos Jesus dizendo que tudo quanto pedirmos em seu nome será feito. Ele não diz que fará nossa vontade, mas o que pedirmos conforme a vontade dele. O que é feito em seu nome. “Agir em nome de outra pessoa significa fazê-lo como enviado ou autorizado por ele” (Comentário Bíblia de Estudo Herança Reformada). O texto ainda completa seu pensamento dizendo: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (Jo 14.15). 
Christopher Shaw, falando sobre este assunto, destaca um ponto importante. Oramos por muitas coisas que são nossa responsabilidade buscar e realizar. Ao mesmo tempo, nos esforçamos em atividades que deveríamos entregar nas mãos de Deus. W. E. Sangster disse: “Muitas pessoas pedem coisas que só podem vir através do trabalho, e trabalham por coisas que só virão por meio da oração”. 
Sabemos que é Deus que opera em nós tanto o querer como o realizar, “Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Fp 2.13). Deus é poderoso para fazer “infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós” (Ef 3.20). Dependemos de Deus, mas isso não quer dizer que não precisamos nos esforçar. É preciso orar e também agir. O mesmo texto de Filipenses que diz que Deus opera em nós tanto o querer como o realizar. Diz ainda que devemos desenvolver a nossa salvação com temor e tremor (Fp 2.12). 
Que possamos ter uma vida de oração. E que nossas orações sejam fruto de uma reflexão saudável, não meras repetições e, muito menos, pedidos que desagradam a Deus. Que possamos aprender quando devemos pedir e quando devemos agir. Assim nossas orações, feitas conforme a vontade de Deus, terão resposta. E como lemos, ele fará infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos.

Deus responde nossas orações.