Amor sacrificial

Leitura Bíblica: Efésios 5.1-2

Entretanto, mesmo que seja eu oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, alegro-me e, com todos vós, me congratulo (Fp 2.17).

Quando ouvimos as palavras “amor sacrificial” lembramos do amor de Deus por nós. Lembramos de Cristo morrendo na cruz para nos salvar. Mas também devemos lembrar do amor que temos por Cristo. Nós devemos amar a Cristo. Nosso amor por Jesus deve ser um amor sacrificial. Paulo afirma em Efésios 5 que devemos andar em amor. Diz que isso significa que devemos imitar a Deus. “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave” (Ef 5.1-2). Como devemos amar a Deus e ao nosso próximo? Devemos seguir o exemplo de Cristo. Será que estamos dispostos a isso? Conta-se que um jovem japonês estava contemplando o sagrado Monte Fuji­ Yama, numa atitude de adoração fervorosa. Um viajante cristão que o observava, delicadamente, lhe perguntou por que se sentia desse modo emocionado, olhando para aquele monte. O jovem, então, lhe explicou que o monte era o símbolo do imperador, a quem amam mais do que a própria vida. Narrou para o cristão a história de alguns soldados na guerra que enfrentaram uma cerca de fios elétricos, que impedia a aproximação dos japoneses aos inimigos. O general chamou voluntários, e foi logo dizendo: “Esta chamada é a da morte. Cada homem irá sozinho, aproximando-se da cerca, às escondidas, e cortando um dos fios. A corrente elétrica o matará. A tarefa exige muitos homens, porém, quando este trabalho mortífero for terminado, o exército inteiro marchará sobre os vossos corpos para vencer o inimigo e assegurar a vitória para o vosso imperador”. Aqueles soldados demonstraram que amavam ao imperador mais do que a própria vida. 
Como cristãos, como temos demonstrado nosso amor a Cristo? Paulo foi um dos soldados que deu sua vida por amor a Cristo. Estamos dispostos a amar a Jesus, mesmo que isso custe a nossa própria vida?

Quem por amor perde, ganha.