Ausência do amor

Leitura Bíblica: João 20.11-18


Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor; fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas e me inclinei para dar-lhes de comer (Os 11.4).


Aquele que ama a Deus chora amargamente por sua ausência. Thomas Watson, falando sobre este assunto, cita o texto de João 20 em que Maria chorando disse: “levaram o meu Senhor” (Jo 20.13). Jesus havia ressuscitado, mas Maria achou que alguém tinha roubado seu corpo. O texto diz que ela foi correndo até Pedro e João e disse a eles que não sabia onde o tinham colocado. Depois Jesus aparece para ela e agora, aliviada e feliz, conta para os outros: “Vi o Senhor!” (Jo 20.18).

Sentimos falta de Deus? Alguém disse certa vez que, se Deus deixasse de estar presente na igreja de hoje, as pessoas iriam demorar muitos anos para perceber. Muitos levam uma vida “normal” sem Deus. Muitos não têm a consciência da ausência de Deus em suas vidas. Até podem dizer que crêem nele, mas na prática andam distantes dele há muito tempo. Watson chama a nossa atenção para esta realidade: “Um chora: minha saúde se foi; outro, minha propriedade se foi. Mas aquele que ama a Deus, grita: Meu Deus se foi! Não posso desfrutar daquele a quem amo. O que todos os confortos mundanos podem me fazer quando Deus está ausente? É como num banquete em funeral, onde há muita carne, mas não há alegria”. 

Sentimos falta daquilo que amamos. Será que deixamos de amar a Deus? Infelizmente quem não se importa com a ausência de Deus deixou de amá-lo e talvez não tenha percebido. Que Deus coloque em nosso coração o desejo de estar ao seu lado. Que no lugar do esquecimento, tenhamos fome e sede de Deus. E que como o salmista possamos dizer: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?” (Sl 42.2). Quando não sentimos tristeza pela ausência de Deus, sentimos a tristeza de ter uma vida na ausência de Deus. É muito triste o vazio da ausência do amor de Deus. Ao contrário, viver com ele nos traz alegria e desejo de anunciar a todos como Maria: Vive o Senhor!  


O amor de Deus seja com todos nós.