Convertei-vos e vivei
Leitura Bíblica: Ezequiel 18.21-24
Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte (Pv 16.25).
A onça caiu da árvore e por muitos dias esteve de cama seriamente enferma. E como não podia caçar, estava com muita fome. Em tais apuros imaginou um plano. Comadre irara - disse ela - corra o mundo e diga à bicharada que estou à morte e exijo que venham visitar-me. A irara partiu, deu o recado e os animais, um a um, principiaram a visitar a onça. Vem o veado, vem a capivara, vem a cutia, vem o porco-do-mato. Veio também o jabuti. Mas o finório jabuti, antes de penetrar na toca, teve a lembrança de olhar para o chão. Viu na poeira só rastos entrantes, não viu nenhum rasto sainte. E desconfiou: Hum! Parece que nesta casa quem entra não sai. O melhor, em vez de visitar a nossa querida onça doente, é ir orar por ela. E foi o único que se salvou.
Precisamos tomar cuidado com as iraras inimigas, que preparam armadilhas, que oferecem alternativas aparentemente interessantes. Como disse Salomão: “Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte” (Pv 16.26 - NTLH). Repare que o jabuti observou muito bem: quem entra nesta casa não sai. Existem portas que devemos manter fechadas e caminhos que devem ser evitados. A morte é o fim deles, a tristeza é o que sentiremos ao caminhar por eles. É certo que neles não iremos encontrar a paz. Mas existe um caminho perfeito e de paz. Cristo é o caminho, ele nos salva. Cristo é a verdade, ele nos traz vida. Cristo é a libertação da morte e dos caminhos de morte.
Que possamos renovar a nossa confiança em Jesus. Deus é fiel e não nos frustrará. “Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará” (Sl 37.3-5). Deus quer nosso bem: “Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o SENHOR Deus. Portanto, convertei-vos e vivei” (Ez 18.32).
Volte enquanto é tempo!