Servindo Mamon

Leitura Bíblica: Salmo 16.1-6

Digo ao Senhor: Tu és o meu SENHOR; outro bem não possuo, senão a ti somente (Sl 16.2).

Havia um colono que era conhecido por sua extrema economia. Aconteceu que certo dia caiu numa cisterna, mas, sabendo nadar, manteve-se sobre a superfície d’água e a seus gritos veio correndo sua esposa que lhe disse: Vou tocar o sino do meio dia e os rapazes que estão na lavoura virão ajudar você a sair. Que horas são? - perguntou ele. Eram onze horas. Então ele respondeu: Não os chame; deixe-os trabalhar até ao meio dia. Eu sei nadar e conservar-me-ei sobre a água até que venham. 
Precisamos economizar, mas certas economias para gastar em outras coisas mostram quem é realmente o nosso deus. O termo “mamon” quer dizer riquezas. Era o nome de um ídolo adorado como o deus das riquezas. Uma grande armadilha do inimigo é nos distrair fazendo-nos cobiçar as riquezas deste mundo em detrimento das riquezas reais e eternas. Jesus disse: “onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6.21). Quando temos um coração puro somos inclinados a buscar os tesouros do céu. Mas se nosso coração for mau, coisas ruins iremos buscar. 
Precisamos ficar atentos, riquezas não são representadas apenas por dinheiro. Podemos servir às riquezas quando nosso tempo é dedicado a qualquer coisa que nos atraia e ocupe o lugar de Deus em nosso coração. O perigo é adorar a criatura no lugar do criador. Adorar a Mamon é buscar a nossa satisfação sem verificar se o que buscamos desagrada a Deus ou fere o nosso próximo. Buscamos as riquezas como um deus quando ignoramos a necessidade de temer a Deus e guardar os seus mandamentos. Como a semente que caiu entre os espinhos e foi sufocada pelos cuidados e riquezas deste mundo (Lc 8.14). 
Busquemos as riquezas celestiais. Que nosso coração seja bom e reto para reter a palavra de Deus. Que sejamos ricos na fé, frutificando e vivendo com perseverança. E que Deus seja o único tesouro, amado e adorado. 

Busquemos os tesouros do céu.