Esperança viva

Leitura bíblica: Jeremias 17.7-8

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (1Pe 1.3).


Quatro velas estavam queimando calmamente. O ambiente estava tão silencioso que podia-se ouvir o diálogo que travavam. A primeira vela disse: Eu sou a Paz! Apesar de minha luz as pessoas não conseguem manter-me, acho que vou apagar. E diminuindo devagarzinho, apagou totalmente. A segunda vela disse: Eu me chamo Fé! Infelizmente sou muito supérflua. Há pessoas que não querem saber de mim. Não faz sentido continuar queimando. Ao terminar sua fala, um vento leve bateu sobre ela, e ela se apagou. Falando baixinho e com tristeza a terceira vela se manifestou: Eu sou o Amor! Não tenho mais forças para queimar. As pessoas me deixam de lado, só conseguem se enxergar, esquecem até daqueles à sua volta que as amam. E sem demora apagou-se. De repente, entrou uma criança e viu as três velas apagadas: Que é isto? Vocês deviam queimar e ficar acesas até o fim. Dizendo isso começou a chorar. Então a quarta vela falou: Não tenha medo criança, enquanto eu queimar podemos acender as outras velas, eu sou a Esperança. A criança com os olhos brilhantes pegou a vela que restava e acendeu todas as outras.

Linda ilustração. Quem tem uma viva esperança, uma esperança que não se apaga, realmente vive uma vida com propósito. A viva esperança é a esperança da ressurreição baseada na misericórdia de Deus (1 Pe 1.3). Bendito é aquele que tem esperança no Senhor. Este é revestido de força no tempo de fraqueza. Na esperança, somos salvos e temos paz com Deus. Na esperança nossa fé é fortalecida. Na esperança, vivemos em amor, buscando levar as boas novas do evangelho a outras pessoas. Cristo Jesus é a nossa viva esperança. Quem tem Cristo, tem esperança. Que a esperança viva da ressurreição e vida eterna venha iluminar todas as áreas de nossa vida. Que a vela da esperança nunca se apague dentro de nós. Que a luz da esperança nos faça brilhar. 


Abençoado é o caminho de quem confia em Deus.