Lidando com as críticas

Leitura bíblica: Colossenses 1.9-12

Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor (1 Co 1.9).

Você já parou para pensar o quanto é difícil aceitar uma crítica. Quando alguém nos contradiz, nos sentimos mal, mesmo se a pessoa estiver com a razão. Já quando elogiados nos sentimos bem, alegres e ficamos motivados para continuar nossas tarefas. Conta-se que um dos ministros de um grande imperador comentou com ele que algumas pessoas o estavam difamando. O imperador respondeu: Como soberano, se acaso me cabe alguma virtude, não posso ter medo de ser difamado pelas pessoas. O que mais devo temer é ser elogiado sem ter nenhuma virtude.
Como disse, nos sentimos mal em ser criticados e muito bem quando elogiados. Isso não está errado, mas a sabedoria nos ensina que também devemos aprender com as críticas e que devemos ser mais tolerantes com aqueles que nos contradizem. E, como disse o imperador, devemos ter cuidado com os elogios falsos. Devemos temer ser elogiados por aquilo que não somos. Nossa maior preocupação deveria ser a do perigo de vivermos escondendo nossas faltas e pecados, enquanto tornamos públicas nossas virtudes e conquistas. A vida não é constituída apenas de belas fotos e vídeos postados nas redes sociais. Precisamos lembrar que temos que buscar viver a verdade. Não precisamos com isso postar nossos pecados para todos verem, mas precisamos buscar confessá-los a Deus. Por mais difícil que seja, devemos nos alegrar com quem nos critica, mesmo que injustamente. Estes nos ajudam a refletir sobre nossas imperfeições e limitações. Precisamos ouvir bons conselhos procurando melhorar nossas atitudes. 
Fato é que devemos tomar muito cuidado com os elogios para que eles não venham disfarçar a realidade de quem realmente somos. Com humildade, devemos rejeitar todo louvor, pois nossas melhores ações só foram realizadas pela graça de Deus. Devemos buscar dia a dia viver melhor para a glória de Deus, buscar viver de modo que as nossas atitudes agradem a Deus, mais do que às pessoas. 

Agradável, louvável, elogiável é fazer tua vontade.