Moeda da sorte

Leitura bíblica: Salmos 44.3-8 

Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento (2Co 2.14).

Conta-se que um grande guerreiro decidiu atacar o inimigo, embora tivesse apenas um décimo do número de homens de seu oponente. Ele sabia que poderia ganhar mesmo assim, mas seus soldados tinham dúvidas. No caminho para a batalha, ele parou e disse aos seus homens: Jogarei uma moeda. Se der cara, venceremos. Se der coroa, com certeza perderemos. O destino nos tem em suas mãos. Então jogou a moeda. Deu cara. Seus soldados ficaram tão entusiasmados a lutar que eles ganharam a batalha facilmente. Após a batalha, seu segundo em comando disse, orgulhoso: Ninguém pode mudar a mão do destino! Realmente não... - disse o grande guerreiro, mostrando reservadamente sua moeda, que tinha a cara impressa nos dois lados. 
Vemos aqui um líder confiante e soldados supersticiosos. O grande guerreiro acreditava em seus soldados, já os soldados precisaram de uma ajuda da aparente sorte da moeda. Em nossa busca por realizações precisamos confiar na vitória, mas nem a confiança em si mesmo ou a superstição podem garanti-la. Em nossas batalhas, devemos confiar em Deus. Devemos levar a ele nosso pedido e, com fé, partir para a batalha com todas as nossas forças. A vitória virá conforme a vontade de Deus. Como disse o salmista: “Pois não foi por sua espada que possuíram a terra, nem foi o seu braço que lhes deu vitória, e sim a tua destra, e o teu braço, e o fulgor do teu rosto, porque te agradaste deles” (Sl 44.3). Ele ainda afirmou: “Com o teu auxílio, vencemos os nossos inimigos; em teu nome, calcamos aos pés os que se levantam contra nós. Não confio no meu arco, e não é a minha espada que me salva” (Sl 44.5-6).
Precisamos, como o grande guerreiro da ilustração, acreditar que podemos vencer. Mas é importante lembrar que nossa alto confiança deve vir da confiança que temos em Deus. E também não podemos ser como estes soldados que acreditavam em uma moeda da sorte. Uma fé supersticiosa é uma fé vazia e perigosa. 

Creia em um Deus de milagres.