Morte e esperança

Leitura bíblica: 2Coríntios 5.6-8

O justo, ainda morrendo, tem esperança (Pv 14.32b).


A morte é um assunto que sempre tentamos evitar. Um assunto que não queremos nem pensar ou ouvir alguém falar muito. Mas, embora não seja um assunto muito agradável, é algo que devemos falar. Não existe nada mais certo de acontecer, nada mais comum a todos os vivos, do que a certeza que o dia da morte irá chegar. Precisamos falar, pois mais do que um momento de desespero e perda, será um momento especial na vida de quem crê em Deus. Paulo nos consola sobre esse assunto dizendo: “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele” (1 Ts 5.9-10). Nosso destino não é a morte eterna e, sim, o encontro com Deus, uma vida eterna em comunhão com ele. O medo e a insegurança quanto ao dia da morte podem ser vencidos com a esperança do encontro com Cristo. Paulo diz que pela fé podemos ter plena confiança. Deixar o corpo, morrer é o mesmo que habitar com o Senhor (2 Co 5.6-8). 

Conta-se que uma garotinha ia correndo para o cemitério quando a escuridão da noite começava a cair. Ela passou por um amiguinho que perguntou se ela não tinha medo de passar pelo cemitério à noite. Eu não - disse ela - não tenho medo algum. Minha casa é ali do outro lado. Também não devemos temer a morte, nossa morada eterna é logo ali do outro lado. Podemos afirmar como Paulo: “Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus” (2 Co 5.1). “A morte para o cristão é como mudar de uma tenda para um edifício. Estamos aqui como peregrinos ou ciganos, vivendo em lares frágeis e inconsistentes; sujeitos a doenças, dor e perigo. Mas quando morremos, trocamos esta tenda rústica e caindo aos pedaços por uma morada nos Céus que não foi feita por mãos de homens” (Billy Graham). 


Prepare-se para encontrar com Deus.