Nossas batalhas

Leitura bíblica: 1João 5.4-5

Bendito seja o SENHOR, rocha minha, que me adestra as mãos para a batalha e os dedos, para a guerra (Sl 144.1).


Às vezes nos questionamos: Será que vamos vencer? As batalhas da vida, do dia a dia de nossa história parecem mais fortes do que nossas forças. A resposta de Deus a essa pergunta é: em todas as coisas somos vencedores. Não só vencedores, somos “mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Rm 8.37). Nosso texto base reforça e esclarece essa ideia dizendo que “todo o que é nascido de Deus vence o mundo”, ou seja, vence o poder do mal por meio da fé. Vencedor é aquele que crê em Jesus como Filho de Deus. 

Mas é importante saber que o fato de Deus ter declarado antecipadamente a nossa vitória não quer dizer que não iremos precisar lutar. Somos e seremos vitoriosos, mas durante toda a vida passaremos por dificuldades e enfrentaremos oposição. Não precisamos nos desesperar nem desanimar, pois Deus está conosco nos ajudando e fortalecendo, mas precisamos lutar com todas as forças e encarar cada ataque que sofrermos. 

O evangelista Moody dá seu testemunho sobre isso dizendo: “Quando me converti cometi este erro: pensei que a batalha já era minha, a vitória já estava ganha, e a coroa ao meu alcance. Pensei que, como as coisas velhas haviam passado e todas as coisas se tornaram novas, minha velha natureza corrupta, a vida de Adão, não me causaria mais problemas. Porém descobri, depois de servir a Cristo por alguns meses, que a conversão era apenas como o alistamento no exército, e que, se eu queria uma coroa, teria que lutar por ela. Mas muitos cristãos cometem o erro de pensar que toda batalha já foi travada e ganha. Eles acham que tudo o que precisam fazer é colocar os remos no fundo do barco, e a correnteza os levará para o oceano do amor eterno de Deus. Mas temos que cruzar a corrente deste mundo, remando com força para vencê-la”.

Portanto lembremos com alegria: a vitória está garantida. E, sem desanimar, nos fortaleçamos naquele que adestra nossas mãos para a batalha. 


Estamos em guerra e vamos vencer.